quarta-feira, 13 de julho de 2011

ORQUESTRA LOS CUBANOS



Senhores e Senhoras,Damas & Cavalheiros, orgulhosamente apresentamos sob o comando do Maestro José Maria Valias, a monumental ORQUESTRA LOS CUBANOS, sejam todos bem vindos e segurem suas emoções.


Iniciamos hoje com o apoio de nosso Escritório de Advocacia, uma homenagem ainda singela a uma das maiores expressões culturais da história de Varginha e de todo Sul das Minas Gerais, a Big Band Orquestra Los Cubanos.


O MAESTRO/O sonho de um homem.


José Maria Nogueira Valias ,varginhense,nasceu em 19 de março de 1934, filho de Paulo Valias de Rezende e de D.Ana Nogueira Valias(Anita). Durante muitos anos animou a noite varginhense.Primeiramente, por volta de 1950 juntamente com alguns músicos amigos- como Ivan ‘Goiaba”,Sizenando Botrel e outros- fundou o Conjunto Serenata. Menos de cinco anos depois,com o crescimento do sucesso do pequeno conjunto(tinha apenas um pianista, um violinista,um pistonista,um percussionista,um baterista e um acordeonista), formou-se a Orquestra Los Cubanos ,que só viria a se extinguir em 1974,com o seu falecimento. No auge da existência do Los Cubanos- por volta de 1970 – a orquestra possuía 22 instrumentistas, além de cantores, coralistas e pessoal técnico.Foi com esta pujança que conquistou o respeito e a admiração de todo o Sul de Minas e de amantes da música em outros estados. Na tarde de 06 de março de 1974, a cidade tomava conhecimento de um acidente automobilístico na Fernão Dias próximo a Carmo da Cachoeira- envolvendo o maestro José Maria Nogueira Valias e o saxofonista do Los Cubanos Horácio Coimbra. O Maestro era então, internado em estado grave no Hospital de Varginha e seu acompanhante falecia no local. Dois dias depois não resistindo aos ferimentos internos, o maestro José Maria veio a falecer.


-(Fonte : Parte do Caderno A Cidade intitulada A Missa Maior para o maestro José Maria- Jornal Correio do Sul de 3 de março de 1984-Fls.06-). Agradecimento especial ao Cantor Wilson Borges(Da última formação do Los Cubanos) e Dona Ana Maria Fernandes Valias que gentilmente nos cedeu os originais.








Adaptado por Carlos Cornwall Advocacia do Consumidor

Nenhum comentário:

Postar um comentário